Relatoria III CONECS Fortaleza!

Abaixo, envio um breve relato sobre o III CONECS 2012 – Fortaleza, como uma introdução à relatoria final.

Nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro, ocorreu o III CONECS – Conselho Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais, em Fortaleza/Ceará, com o tema “Ciências Sociais: formação e ideologia”, complementado assim pelo I Curso de Formação Política que ocorreu 4 dias antes do início do encontro.

Como principais pautas, este CONECS teve por objetivo, além de fortalecer a comunicação e organicidade do MECS nacional, realizar um balanço e avaliação da ANECS até aqui, elaborar uma proposta de Estatuto para a ANECS e, articulação/discussão do projeto do ENECS 2012.

A disposição das discussões foram assim organizadas:

Para análise de conjuntura da região sul, apresentei o texto (link disponível aqui), pois mesmo não tendo informações muito atualizadas sobre as escolas dos outros estados da regional sul (pois os demais nomes de referência não conseguiram repassar outras notícias a tempo), tentei compilar algumas informações disponíveis nos blog’s e por contatos via e-mails.

No segundo espaço, “Balanço, dificuldades e perspectivas da ANECS”, aqui fiz uma análise dividindo a discussão em nível regional e nacional sobre estes 6 meses como coordenação nacional da regional sul na ANECS.

 Para o horário da noite, houve uma inversão dos espaços, onde explanou-se no dia 27 (ao invés do dia 26) o andamento dos GTP’s.

Referente ao espaço do Estatuto da ANECS, fora indicado e encaminhado uma construção coletiva (no próprio CONECS) de umaCarta de Princípios (em substituição a uma proposta de Estatuto saindo do CONECS), pois a partir da conjuntura analisada durante os primeiros espaços do encontro, percebeu-se que muito ainda temos que consolidar em relação a ANECS, onde esses primeiros 06 meses foram a primeira experiência da nossa organização à nível nacional.

Assim, como forma de estimular a construção coletiva do MECS nacional, a partir de uma  pauta que perpassa todas as escolas de Ciências Sociais do Brasil, colocamos esta carta à disposição de todos os estudantes para que possamos discutir, analisar, propor e, acima de tudo, compartilhar as ideias daquilo que queremos que seja a entidade nacional dos estudantes de ciências sociais.

Referente às finanças e comunicação (e maiores detalhes sobre os encaminhamentos de cada espaço), podem ser acessados aqui, na relatoria oficial do III CONECS.

Além disso, exponho aqui o e-mail enviado hoje (16.02.12) para a lista do CONECS, com algumas ressalvas e erratas sobre a relatoria do III CONECS.

Priscila Prix Rodrigues
Estudante de Ciências Sociais – UFRGS
[GTD – RP] Grupo de Trabalho e Discussão sobre Relações de Poder

Coord. Nacional da Região Sul na ANECS – Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais

Deixe um comentário