Carta Aberta do 2º CONECS – Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Sociais – UFRRJ às e aos estudantes de Ciências Sociais

Pessoal, essa carta foi aprovada por todos estudantes [das seguintes escolas: UFRRJ, UFRJ, UFMG, PUC-CAMPINAS, UFRGS, UFPE, UFS, UNIFAP, UFPA, UNB, UFMT] que estavam presentes no II CONECS-UFRRJ. Ela representa uma espécie de síntese das discussões que ocorreram durante o Conselho.


A relatoria completa de todos os espaços vai ser mandado pelo pessoal da UFRRJ ainda essa semana, provavelmente na quinta ou na sexta-feira.


Abraços a todos. E vamos Construir um Movimento Estudantil de Ciências Sociais de Luta e Combativo!




Carta Aberta do 2º CONECS – Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Sociais – UFRRJ às e aos estudantes de Ciências Sociais

A Necessidade de se Reorganizar o Movimento Estudantil de Ciências Sociais, MECS

Após 3 dias de debates na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sentimos a necessidade de agradecer e parabenizar o CACS pela organização deste importante encontro, bem como o apoio do DCE desta instituição para a realização do evento.

No CONECS, discutimos os encaminhamentos do último ENECS, as bandeiras expressas nos fóruns do Movimento Estudantil de Ciências Sociais, o projeto do XXVI ENECS 2011 – BH e a estrutura do Movimento.

Diante desse quadro, concluímos que o MECS não é capaz, nos moldes atuais, de cumprir suas deliberações, de responder as demandas e articular as lutas das e dos estudantes de Ciências Sociais. Isso porque constatamos que as deliberações do XXV ENECS- Belém-PA em sua imensa maioria não foram cumpridas nem sequer abordadas na maior parte das regiões do Brasil. Esse fenômeno é recorrente e reflete a desorganização do MECS. Mesmo que escolas venham atuando pontualmente avançando em algumas bandeiras de luta.

Pelo menos desde 2008 o Movimento Estudantil tem ampliado o debate acerca de organizar-se em nível nacional, para além do ENECS, repensando a estrutura que se mostrou ineficiente. A partir de 2010, no ENECS Belém, tal análise fez com que ousássemos vislumbrar a construção de uma organização nacional, que pode ser tal qual uma executiva. É importante ressaltar as propostas inovadoras, especialmente do II ERECS-NE e do XXVI ENECS-BH, que se complementam convencendo-nos de estarmos preparadas e preparados para esse debate.

Convocamos, então, cada estudante de Ciências Sociais a discutir a importância da reorganização do MECS, em espaços como o pré-ENECS, para que deliberemos, em Belo Horizonte, no Encontro Nacional de 2011 a respeito da criação de uma executiva.

 

Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Sociais

Seropédica-RJ, 20 de janeiro de 2011

William Santana
Ciências Socias – UFS

 

Deixe um comentário